domingo, 9 de março de 2008

Pra pensar...

... os jornalistas continuam publicando "resultados de pesquisas" sem deixar claro os critérios adotados como, por exemplo, o universo estudado.
Dizem ser a opinião de brasileiros, mas não deixam claro quantos entrevistados em cada área e a relação com a densidade demográfica, por exemplo.
É o que podemos chamar de "meio jornalismo", ou seja, "meio serviço" prestado à comunidade.
Uma pergunta: quanto você paga por um conserto no seu carro onde sobram peças depois do serviço ou faltam funções no veículo depois de alterado pelo mecânico?

Pesquisa aponta que 26% dos brasileiros admitem tortura
Estudo diz que um em cada quatro brasileiros aprovaria a tortura para obter confissões de criminosos

Uma pesquisa sobre valores do brasileiro, publicada pelo jornal O Globo deste domingo, revelou que 26% dos entrevistados admitem a tortura como método de interrogatório. A Pesquisa sobre Valores e Atitudes da População Brasileira, foi realizada pela agência Nova S/B em parceria com o Ibope.A pergunta feita aos entrevistados citava o filme Tropa de elite e lembrava que os policiais usam práticas violentas, consideradas tortura. Para 68% dos entrevistados, a violência contra suspeitos é inadmissível. Entre os 26% que admitem a tortura, 51% se deram notas 9 e 10; 32% se deram notas de 6 a 8. Houve disparidade nas respostas dadas por diferentes classes sociais. Entre pessoas com renda superior a cinco salários mínimos, 42% aprova a prática, enquanto aqueles que ganham até um salário, o número não passa de 19%. Para aqueles que declararam ter curso superior, o índice é alto, 40%.A pesquisa publicada no jornal também revela preconceito de raça e orientação sexual, onde 33% admitem que se afastariam de um amigo caso esse revelasse ser homossexual.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/

Nenhum comentário: