A Carol Terra, no seu blog http://rpalavreando.blogspot.com listou algumas indicações de bibliografia sobre redes sociais e webjornalismo.
Algumas ainda não consegui ver, mas reproduzo aqui as indicações para quem se interessa pelo tema.
Artigo: Usuário-mídia: O quinto poder.
Um estudo sobre as influências do internauta na comunicação organizacional - http://abrapcorp.org.br/anais2009/pdf/GT3_Carolina.pdf
Veículo: Revista Abrare Renault
Data: Julho de 2009
Endereço: http://www.milxtor.com.br/abrare/_abrarenews_12.pdf (página 29)
Veículo: Revista Dealer
Data: Julho de 2009
Endereço: http://www.milxtor.com.br/dealer/_dealer_14.pdf (página 26)
Veículo: Portal Nós da Comunicação
Data: 09/06/2009
Endereço: http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=127&tipo=G
Veículo: Blog Crise e Comunicação
Data: 10/06/2009
Endereço: http://criseecomunicacao.blogspot.com/2009/06/crise-e-comunicacao-em-tempos-de-redes.html
Veículo: Nós da Comunicação
Data: 17/11/2008
Endereço: http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=95&tipo=E
Veículo: Site Encontro Digital
Data: Setembro de 2008
Endereço: http://www.encontrodigital.com.br/blog/?page_id=189
Recebi umas dicas de locais que reúnem bibliografia interessante na temática das mídias sociais também:
Bibliografia de Cibercultura (do professor e pesquisador, Alex Primo) - http://bibliografiadecibercultura.blogspot.com/.
Mais de 20 livros para baixar, no blog do GJOL - http://gjol.blogspot.com/2008/08/social-media-mais-de-20-livros-para.html.
Mais:
Links
ARAUJO, Elisa. Leitura de blogs influencia compra de produtos, pesquisa da Jupiter. 11/11/2008 (A). Disponível em HTTP://www.bluebus.com.br/show/2/87602/leitura_de_blogs_influencia_compra_de_produtos. Acesso em 12/11/2008.
ARAUJO, Elisa. A mídia social já é mainstream. 27/10/2008 (B). Disponível em HTTP://www.bluebus.com.br/show/2/87339/a-midia-social-ja-e-mainstream-diz-estudo-da-forrester-research. Acesso em 31/10/2008.
BISPO, Tainã. Redes sociais ganham apelo profissional. (25/08/2008) Disponível em http://www.valoronline.com.br/valoreconomico/285/empresasetecnologia/151/redes+sociais+ganham+apelo+profissional,08258,,151,5112297.html?highlight=08258&newsid=5112297&areaid=151&editionid=2079. Acesso em 25/08/2008.
BLOGS já influenciam tanto quanto a grande mídia, diz pesquisa. 16/10/2008. Disponível em HTTP://uoltecnologia.blog.uol.com.br/arch2008_10_12_2008-10-18.html.
CHEROBINO, Vinícius. Don Peppers: reputação online vai definir sucesso das empresas. Disponível em http://computerworld.uol.com.br/gestao/2008/09/15/don-peppers-reputacao-online-vai-definir-sucesso-das-empresas). Acesso em 08/10/2008.
COGO, Rodrigo. Não tem jeito: o mundo mudou. Disponível em http://www.mundorp.com.br/cobertura-digitalage.asp. Acesso em 10/10/2008.
D´EGMONT, Tahiana. O sucesso das marcas nas redes sociais. 07/01/2009. Disponível em HTTP://webinsider.uol.com.br/print.php?id=4357. Acesso em 12/01/2009.
EMPRESAS recorrem à web para atrair clientes. 19/11/2008. Disponível em HTTP://info.abril.com.br/aberto/infonews/112008/19112008-5.shl. Acesso em 24/11/08.
FELITTI, Guilherme. State of blogsphere: a blogosfera como mídia madura e pessoal. Disponível em http://idgnow.uol.com.br/internet/ideia20/archive/2008/09/26/state-of-blogosphere-a-blogosfera-como-mdia-madura-e-pessoal/. Acesso em 13/10/2008.
MAIA, Viviane. Estão falando bem (e mal) de você. Junte-se a eles. Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Edição 238. Novembro de 2008(A). Disponível em http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1691395-2574,00.html. Acesso em 17/11/2008.
MAIA, Viviane. Falem bem ou mal, mas...Revista Época Negócios. Edição 21. Outubro de 2008(B). Disponível em http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/0,,EDG84895-8377-21,00-FALEM+BEM+OU+MAL+MAS.html. Acesso em 30/10/2008.
MAIS DE 60% DAS EMPRESAS TERÃO COMUNIDADE ONLINE. Disponível em http://www.adnews.com.br/tecnologia.php?id=77735. Acesso em 13/10/2008.
RAMOS, Érika. A criação de marcas 2.0. Revista Consumidor Moderno. 15/03/2008. Disponível em http://www.consumidormoderno.com.br/canais/relacoes-de-consumo/a-criacao-de-marcas-2.0. Acesso em 12/02/2009.
RECUERO, Raquel. O que é mídia social? Disponível em http://pontomidia.com.br/raquel/arquivos/o_que_e_midia_social.html. Acesso em 03/10/2008.
RODRIGUES, Camila e ARRAIS, Daniela. Você é a propaganda. Folha de S.Paulo. Caderno de Informática, 26/03/2008. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/informat/fr2603200801.htm. Acesso em 12/02/2009.
SPYER, Juliano. Web 2.0? Melhor dizer mídia social ou colaborativa. Disponível em http://webinsider.uol.com.br/print.php?id=3263. Acesso em 29/10/2007.
TADEU, Erivelto. Reputação é tudo. Revista TI Inside. Edição n. 37 – Julho de 2008. Disponível em http://www.tiinside.com.br/revista.aspx?ID=92215. Acesso em 29/08/2008.
TERRA, C. F. . A comunicação bidirecional, direta e instantânea como o padrão dos relacionamentos organizacionais com os seus públicos. Prodam Revista Eletrônica, v. 2, p. 1-15, 2009. http://www.prodam.sp.gov.br/revista/default.asp?nome=edicoes/2ed_artigos.htm (terceiro artigo)
TERRA, C. F. . Usuário-mídia: o quinto poder. In: III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, 2009, São Paulo. Anais 2009, 2009. v. 3. p. 1-15. http://abrapcorp.org.br/anais2009/pdf/GT3_Carolina.pdf.
TERRA, C. F. Blogs corporativos. Modismo ou tendência? São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008.
USER-GENERATED CONTENT É O CONSUMIDOR NO PODER NA INTERNET. Disponível em http://www.meioemensagem.com.br/revista_meio_digital_v3_1/. Acesso em 12/12/2007.
Sobre o Twitter
http://pt.wikipedia.org/wiki/Geek
Veja falando do Twitter
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-saude/twitter-agregou-informacoes-instantaneas-429209.shtml
Twitter completa 3 anos
http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/03/23/twitter-completa-3-anos/
Como usar o twitter - corporativo
http://noticiare.wordpress.com/2009/03/13/guia-twitter-empresas-parte-2/
Empresas no Twitter
http://blog.fabioseixas.com.br/archives/2009/04/marcas_no_twitter_dicas_de_como_criar_e_manter_um_twitter_corporativo.html
Pra que serve o Twitter?
http://imezzo.wordpress.com/2007/08/16/para-que-serve-o-twitter/
As dez razões para as empresas não tweetarem (M&M):
http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?As_10_razoes_para_empresas_nao_tweetarem
Especial de redes sociais (IT Web): http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=60502.
E para quem quiser conferir apresentações minhas: http://www.slideshare.net/carolterra.
Um comentário:
Valeu a divulgação da bibliografia que eu selecionei! Agora,temos todos que sempre atualizá-la! Abraços! Carol Terra (http://meadiciona.com.br/carolterra)
Postar um comentário